terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como foi o Mapeando? Confira as fotos!

Ficamos profundamente felizes e animados com o sucesso do evento Mapeando a Sustentabilidade em Guarulhos

Em plena noite de sexta-feira, tivemos a satisfação de receber mais de 130 pessoas interessadas em promover ações socioambientais na cidade. Os participantes não foram apenas numerosos, mas também muito diversos, representando múltiplos segmentos da sociedade: universitários (alunos e professores), movimentos sociais, líderes comunitários, representantes indígenas, servidores públicos de diversas secretarias, vereadores, empresários, associações, ONGs, artistas,  profissionais liberais e outros.




Contamos com a presença de Marcelo Todescan e Isabela Menezes, do CRIS (Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade), que apresentaram o movimento Cidades em Transição, ou Transition Towns, abordando seus princípios e sua aplicação bem-sucedida na Granja Viana e na Brasilândia. 

Em seguida, todos os participantes foram convidados a refletir, em grupos, sobre as seguintes perguntas: “Quem somos? Onde estamos? O que fazemos? Aonde vamos?”. 

A atividade teve como objetivo ampliar o contato e o reconhecimento dos diferentes atores e iniciativas socioambientais da cidade. Com isso, será possível criar uma rede de compartilhamento de experiências entre projetos socioambientais desenvolvidos no município, dando visibilidade e fortalecendo suas ações.

O evento Mapeando a Sustentabilidade em Guarulhos marca o começo do movimento Guarulhos em Transição.

Este é só o começo. Se você também quer criar esse processo de transição para uma Guarulhos melhor, entre em contato. Logo mais vamos organizar novas atividades e possibilidades de ação.



O que é o movimento Cidades em Transição - Transition Towns?

O movimento Transition Towns foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como climáticas.

Hoje o movimento se faz presente em 34 países do mundo. Já são mais de 377 Iniciativas de Transição (em cidades, bairros e até ilhas) e 453 cidades oficiais.

As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntos, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto e longo prazo para enfrentar os desafios socioambientais de nossa época. 

Os princípios do movimento de Transição atraem muitas pessoas pela sua positividade e possibilidade de ação:

1.   Criar uma visão de um futuro positivo e abundante
2.   Mobilização e sensibilização: um contive à transição
3.   Uma resposta coletiva e inclusão: todos são necessários
4.   Resiliência: a construção de comunidades locais fortes
5.   Transições fazem sentido: a solução é do mesmo tamanho que o problema
6.   A transição é tanto interna quanto externa
7.   Um modelo ‘viral’- algo que é fácil de replicar



Treinamento Oficial do Transition Towns em Guarulhos

Está se organizando um treinamento oficial do Transition Towns em Guarulhos, um evento inédito, voltado para pessoas e líderes engajados no processo de transição, a ser realizado nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Será a oportunidade perfeita para entrar em contato com a metodologia e ferramentas de transformação para aprofundar o processo de transição. Está interessado(a) em participar? Entre em contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário