terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Treinamento Oficial do Transition Towns em Guarulhos!


Treinamento Oficial do Transition Towns
Guarulhos - 02 a 04 de Março de 2012
Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali - Bosque Maia


Transition Towns
Transition Towns: Comunidades locais mais fortes, justas e sustentáveis
 
Amigos, temos o imenso prazer de anunciar que o Movimento Guarulhos em Transição dará um próximo passo decisivo.
 
Vocês se lembram que em Setembro de 2011, no evento Mapeando a Sustentabilidade em Guarulhos, reunimos 130 pessoas para um primeiro contato com o movimento Cidades em Transição.
 
E agora, graças ao apoio e ao patrocínio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guarulhos, nossa cidade vai receber o próximo Treinamento Oficial do Transition Towns, que formará gratuitamente 60 Multiplicadores da Transição. Teremos o prazer de receber como treinadora uma das maiores lideranças ambientais do mundo, a brasileira May East, que vive há 20 anos na Ecovila Findhorn, na Escócia.
 
O objetivo é fortalecer e efetivamente iniciar um movimento organizado de transição. Queremos unir as pessoas comprometidas com a transição e, juntos, vamos aprender ferramentas para isso e criar uma visão compartilhada de futuro, a partir da qual poderemos organizar e integrar nossas ações.
 
A seleção dos participantes será feita procurando garantir o maior impacto positivo para a cidade. Devido ao limite no número de vagas, faremos uma seleção com pessoas com grande potencial multiplicador, distribuídas em todas as regiões na cidade e respeitando a diversidade de formações, campos de atuação e visões de mundo. Também é uma condição que o participante resida ou trabalhe na cidade de Guarulhos.
 
Esses 60 participantes serão multiplicadores do que aprendermos e decidirmos durante do treinamento, de modo que qualquer pessoa esteja informada e possa participar do movimento.
 
Você também quer contribuir para que Guarulhos seja mais sustentável, justa e tenha comunidades mais fortes e integradas? Então venha participar do movimento de transição.
 
Para participar da seleção para o Treinamento, preencha o formulário abaixo. Confira mais informações nesse artigo.


Movimento Transition Towns
 
O movimento Transition Towns foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como climáticas.
 
Transition Towns no Mundo

O movimento se iniciou em Totnes, Inglaterra, em 2006. Por sua força e aplicabilidade, cresceu rapidamente em todo o mundo. Hoje está presente em 34 países. Já são mais de 377 Iniciativas de Transição (em cidades, bairros e até ilhas) e 453 cidades oficiais (ver mapa abaixo).
 
 
Treinamento Oficial do Transition Towns
 
O Treinamento Oficial é um processo intenso que permite a incorporação de métodos eficazes de mobilização e sensibilização para a transformação local rumo à sustentabilidade, desenvolvidos na prática pelo movimento Transition Towns.
 
Durante o treinamento, os participantes têm várias oportunidades de refletir sobre si mesmos, seu meio, os principais problemas e as prioridades de ação na sua cidade ou bairro. Assim se elabora um plano de transição para a um futuro positivo. É sobre essa plataforma que se organizam diversos grupos de trabalho e linhas de ação.
 
 
Sobre o Treinamento em Guarulhos
 
Nossa cidade receberá um treinamento oficial do Transition Towns, facilitado por treinadores da rede internacional do movimento.

VAGAS
Há 60 vagas para esse treinamento
- 20 para funcionários da prefeitura
- 40 para pessoas da comunidade.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
1) Capacidade de multiplicação e comprometimento com o tema
2) Distribuição geográfica (queremos que todas as regiões da cidade sejam contempladas)
3) Diversidade de profissões, área de atuação, área de formação, idade, etc.

DIAS E HORÁRIOS
- 02/03 (Sexta-feira), das 19:00 às 22:00
- 03/03 (Sábado), das 9:00 às 18:00
- 04/03 (Domingo), das 9:00 às 12:00

LOCAL
Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali – Bosque Maia
Av. Papa João XXIII, 219 – Cidade Maia
 
FACILITADORES E APOIADORES
 
Facilitadores Sênior:
 
May EastMay East
Educadora e designer para sustentabilidade. Desenvolve trabalhos de âmbito internacional com o movimento global das ecovilas e como consultora de assentamentos humanos sustentáveis e cidades em transição. Mora há 20 anos na Ecovila Findhorn, na Escocia, onde é membro do Conselho Diretor e Diretora de Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN-Global Ecovillage Network. May East é diretora global do programa Gaia Education, um consórcio internacional de designers de sustentabilidade presente em 23 países. Também é CEO do CIFAL Findhorn, Centro de Treinamento Associado a UNITAR- United Nations Institute of Training and Research, que oferece treinamentos em design ecológico para urbanistas e autoridades locais. Foi eleita pela prestigiada consultoria ABC Carbon como uma das “100 Global Sustain Ability Leaders”, por seu trabalho pelo desenvolvimento sustentável em todo o mundo . May faz parte da rede internacional de treinadores das Cidades em Transição.
   
Marcelo Todescan
Marcelo Todescan

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie com 20 anos de experiência . Cursos de extensão universitária em Direito Ambiental nas Faculdades Metropolitanas Unidas e treinamento em Ecovilas, Permacultura, Bio-construção, Energia Renováveis, Saúde nas Ecovilas e Ecologia Profunda. Membro da Ecovillage Network of the Américas Brasil, Gaia Education e Transition Towns. Sócio do escritório Todescan Siciliano Arquitetura, membro e Fundador do Instituto CRIS Referencia Integração Sustentabilidade. Membro Fundador da revista GEA Global Ecologia Arquitetura. Membro, articulador e treinador oficial da rede Transition Towns Brasil.

 
 
Apoiadores:
 
Isabela Menezes - Arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cursou Educação Gaia, curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 11 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis. Hoje atua com o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade pelo CRIS e pela Oficina da Sustentabilidade. É articuladora do HUB nacional do Transition Brasil e uma das iniciadoras do Movimento do Transition Towns na Granja Viana - SP.
 
Giovanni Gigliozzi - Graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisador e divulgador da Teoria Integral, ministra cursos, palestras e workshops aplicando-a ao desenvolvimento humano, à sustentabilidade e ao desenvolvimento local. Designer de sustentabilidade formado pelo Gaia Education-GEESE (Global Educators for Sustainable Earth). Foi organizador do evento Mapeando a Sustentabilidade em Guarulhos e iniciador do Movimento Transition Towns em Guarulhos – o Guarulhos em Transição.
 
 
REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO
 
Prefeitura de Guarulhos - Secretaria de Meio Ambiente
 
 
ORGANIZAÇÃO
 
CRIS - Centro de Referência Integração e Sustentabilidade         Transition Brasil
 
 
Inscrição para o Treinamento
 
Qualquer pessoa pode se inscrever para concorrer a uma vaga do treinamento, desde que:
     1) Resida ou trabalhe na cidade de Guarulhos
     2) Concorde com o Termo de Compromisso (abaixo)
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 26/02/2012.
 
Para maiores dúvidas, escreva para contato@guarulhosemtransicao.com
 
 
TERMO DE COMPROMISSO
Leia isso antes de fazer sua inscrição!
 
O Treinamento do Transition Towns (Cidades em Transição) tem o objetivo de consolidar um movimento de transição para a sustentabilidade em Guarulhos. Não queremos que ele seja apenas mais uma formação no seu currículo. Ele será um passo fundamental para um movimento
 
Cada uma das 60 vagas é muito preciosa. Antes de fazer a inscrição considere:
  1. Se você está disposto a contribuir para esse movimento como multiplicador;
  2. Se você se compromete a estar presente nos três dias da formação.
 
 
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
 
Se você se inscreveu para o treinamento, aguarde pois entraremos em contato por email.
 

 

Grato,

Giovanni Gigliozzi Bianco
Iniciador do Guarulhos em Transição

Nenhum comentário:

Postar um comentário