quarta-feira, 21 de março de 2012

I Encontro do Guarulhos em Transição

 

No último dia 10/03/2012, sábado, das 14:30 às 17:30, ocorreu o I Encontro do Guarulhos em Transição, no Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali – Bosque Maia.

O evento, que recebeu mais de 35 líderes da transição, serviu a dois propósitos principais:

  • Permitir que esses articuladores se aproximem, estreitando seus laços e conhecendo seus respectivos projetos e áreas de atuação
  • Iniciar a criação de Grupos de Trabalho, que vão dar continuidade ao processo de transição, engajando-se em ações práticas em diversas áreas.

I Encontro do Guarulhos em Transição

 

COMO FOI O ENCONTRO?

História - Os trabalhos iniciaram com uma fala da Diretora da Secretaria de Meio Ambiente e Iniciadora do Guarulhos em Transição, Marli de Araujo, que fez uma recaptualação da história, com as várias atividades que nos levaram até o Treinamento Oficial e a este I Encontro. Marli também chamou os outros iniciadores do Guarulhos em Transição e organizadores do Treinamento Oficial.

Recapturando o treinamento – Após essas recordações, Giovanni Gigliozzi Bianco iniciou a atividade de recordar os pontos essenciais do treinamento. Nessa atividade, o facilitador inicia lembrando um ponto e diz “E aí…”, permitindo que outra pessoa complemente com outro ponto que lembre. Esta também diz “E aí..”, de forma a história vá sendo recordada coletivamente. Logo a seguir, Giovanni, expôs os objetivos do dia e propôs o início dos trabalhos com um minuto de silêncio para nos conectarmos ao propósito desse encontro e do Movimento Guarulhos em Transição.

Dança Circular – Para facilitar o processo de reconhecimento, iniciamos com uma dança circular, conduzida por Tatiana Giordano - Libéria, com a finalidade de promover a integração do grupo e ativar nossa energia.

DSC01649 menor
Dança Circular com a facilitadora Tatiana Giordano - Libéria (em verde)

 

CONHECENDO OS LÍDERES DA TRANSIÇÃO

Dinâmica do Reconhecimento – Roberto Marcondes, gestor da Secretaria de Meio Ambiente e também iniciador do movimento, facilitou em seguida uma dinâmica de apresentações. O objetivo era promover um ambiente aberto, em que as pessoas falassem de si, onde moram, com o que trabalham e como gostariam de contribuir para o movimento usando seus talentos.

Dinâmica de Reconhecimento

 

FORMANDO GRUPOS DE TRABALHO

A seguir, passamos a outra reflexão, sobre a criação de Grupos de Trabalho, considerando  os talentos e interesses de emergiram na dinâmica anterior. A dinâmica proposta por Marcondes foi bastante simples e eficaz: a pessoa que gostaria de propor a criação de um certo grupo de trabalho vai até o centro da sala, apresenta a proposta e, se outras pessoas acharem interessante e quiserem fazer parte deste grupo, se levantam e se juntam a ela. Tudo é registrado em papel ou numa foto.

Formamos nada menos do que 13 grupos de trabalho, incluindo os 3 grupos "essenciais" propostos pelo Movimento Transition Towns. São eles:

Essenciais (grupos que o transition aconselha que existam desde o início do movimento):

1 - Organização - organiza agenda, eventos e questões de planejamento
2 - Comunicação - mantem uma comunicação eficaz e transparente com as pessoas dentro e fora do movimento
3 - Coração e alma - cuida do acolhimento, integração e bem-estar das pessoas durante os encontros

Outros grupos (criados a partir dos interesses comuns das pessoas no I Encontro):

4 - Construção de baixo impacto
5 - Plantas/hortas/botânica/paisagismo/agricultura (nome a definir)
6 - Educação
7 - Dança
8 - Oratória/Sensibilização
9 - Artesanato
10 - Alimentação/Nutrição
11 - Pesquisa e novas tecnologias
12 - Resíduos
13 - Transição Interna

Foi lindo ver essas quase 40 pessoas se engajando e organizando grupos de ação. Isso nos dá certeza de que o Guarulhos em Transição vai gerar muitos frutos a partir da atuação desses verdadeiros líderes.

 

PRÓXIMOS PASSOS

  1. Nossa prioridade agora é consolidar os 3 grupos essenciais. Eles são o núcleo de ação do sistema.
  2. A seguir (e um pouco ao mesmo tempo), vamos organizar os outros grupos, criando formas de comunicação, escolhendo lideranças e eventualmente unindo ou criando novos grupos.
  3. Outro ponto importante é a criação de acordos, que vão desde horários para reuniões até como devemos tomar decisões para o movimento. Isso será desenvolvido especialmente após uma formação a ser oferecida pelo Roberto Marcondes, em que esse tema dos acordos é desenvolvido.

E, claro, durante esse processo, nada impede de outras ações pontuais serem tomadas, enquanto nos organizamos como movimento.

 

PARTICIPE!

Gostou da proposta do Guarulhos em Transição e quer fazer parte? Você será muito bem-vindo(a)!

>> Faça sua inscrição aqui!

Você poderá apenas receber nossos informes, ou participar de nossas reuniões como observador, ou se unir a algum grupo de trabalho, ou até propor a criação de um novo grupo de trabalho. Se nossa proposta de toca, vem com a gente!

Juntos. Em transição.

Movimento Guarulhos em Transição

Texto: Giovanni Gigliozzi Bianco

Guarulhos em Transição na Mídia (parte 1)

 

Matéria de Capa na Folha Metropolitana
05 de Março de 2012
www.folhametro.com.br

100_6025

100_6026

 

 

Matéria em destaque no site da Prefeitura de Guarulhos
05 de Março de 2012
www.guarulhos.sp.gov.br

Chamada na página inicial:

TTT - Matéria no site da Prefeitura - Página inicial do site

Matéria completa (Ver no site da prefeitura):

TTT - Matéria no site da Prefeitura - Cidade vai planejar ações sustentáveis para 30 anos

Cidade vai planejar ações sustentáveis para 30 anos

Guarulhos vai dar início a um planejamento que visa torná-la mais sustentável nos próximos 30 anos. A proposta é resultado do treinamento internacional Cidades em Transição, evento realizado entre sexta-feira (2) e domingo (4), no Centro de Educação Ambiental Bosque Maia, com a finalidade de capacitar pessoas para promover ações sustentáveis e integradas no município.

A primeira iniciativa nesse sentido foi o anúncio, durante o encerramento do encontro, que o Fracalanza será o “Parque da Transição”. Localizado na Vila Augusta, o local será o Centro de Referência em Sustentabilidade Integral, reunindo o Centro de Terapias Naturais, tecnologias ecológicas (modelos para o IPTU Verde) e uma biblioteca temática. O objetivo da Prefeitura é que o espaço comece a funcionar em um mês.

Além de aderir à rede Cidades em Transição, Guarulhos foi o segundo município do país, depois de Fortaleza, a oferecer gratuitamente o treinamento que atendeu 60 pessoas. Conhecido como Transition Towns, o movimento foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.

Em Guarulhos, o curso foi ministrado pela ambientalista May East, brasileira que reside há 20 anos na Escócia. No domingo, ela também proferiu palestra para cerca de 160 pessoas no Adamastor Centro. O prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Meio Ambiente, Paulo Carvalho, prestigiaram o evento.

 

 

Matéria no Diário Oficial
06 de Março de 2012

Destaque para o anúncio do Parque Fracalanza como o Parque da Transição, com o Centro de Referência em Sustentabilidade Integral.

Chamada na página inicial:Capa Diário Oficial

Matéria:
Matéria no Diário Oficial

Cidade quer planejar ações sustentáveis para 30 anos

Guarulhos vai dar início a um planejamento que vise torná-la mais sustentável nos próximos 30 anos. A proposta é resultado do treinamento internacional Cidades em Transição, evento realizado entre sexta-feira (2) e domingo (4), no Centro de Educação Ambiental Bosque Maia, com a finalidade de capacitar pessoas para promover ações sustentáveis e integradas no município.

A primeira iniciativa nesse sentido foi o anúncio, durante o encerramento do encontro, que o Fracalanza será o “Parque da Transição”. Instalado na Vila Augusta, o local será o Centro de Referência em Sustentabilidade Integral, reunindo o Centro de Terapias Naturais, tecnologias ecológicas (modelos para o IPTU Verde) e uma biblioteca temática. O objetivo da Prefeitura é que o espaço comece a funcionar em um mês.

Além de aderir à rede Cidades em Transição, Guarulhos foi o segundo município brasileiro – depois de Fortaleza – a oferecer gratuitamente o treinamento. Conhecido como Transition Towns, o movimento foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises econômicas e ecológicas.

O curso foi ministrado pela ambientalista May East, brasileira que reside há 20 anos na Escócia.

 

>> Faça parte do movimento.

Movimento Guarulhos em Transição

sexta-feira, 16 de março de 2012

Palestra de May East no Adamastor Centro

Transição se espalha em evento com presença do prefeito Sebastião Almeida

Quando soube da expressiva quantidade de inscritos para o Treinamento Oficial do Cidades em Transição, de pronto May East ofereceu-se voluntariamente a fazer uma palestra aberta, que pudesse contemplar todos os interessados no tema da transição.

Tivemos a felicidade de realizar o evento do Adamastor Centro, no domingo, 04 de março, contando com a presença do prefeito Sebastião Almeira, do secretário de Meio Ambiente Paulo Carvalho, diversos participantes do treinamento e pessoas de todas as partes da cidade.

DSC01507 menor[14]
May East apresenta a proposta do Cidades em Transição para o público de Guarulhos

Na palestra, May abordou as evidências científicas de desafios ambientais que a humanidade está criando e tendo que lidar, como as Mudanças Climáticas e o Pico do Petróleo. Também mostrou como nossas ações cotidianas estão conectadas a esses fatos e como podemos ter uma vida de melhor impacto e mais feliz.

Segundo ela, o movimento Transition Towns - Cidades em Transição cria uma possibilidade de ação coletiva que independa de decisões de líderes em grandes acordos mundiais, o que tira as pessoas da apatia e permite a emergência de soluções. Também ressaltou que a sensibilização para as questões não devem se basear na culpa ou no catastrofismo, mas em propostas possíveis de mudança que estão ao alcance das pessoas para tornar suas comunidades mais resilientes, isto é, mais fortes e preparadas para lidar com as crises externas. Esse é o enfoque do movimento Cidades em Transição.

May apresentou várias dessas soluções que estão emergindo em todo o mundo, como arquitetura sustentável, produção e consumo bio-regional, ecologia industrial, mobilização e informação. Essas e outras soluções são resultado de ações em todos os setores – do Estado, da iniciativa privada e da mobilização comunitária – e podem melhorar a vida das comunidades em várias dimensões, como infra-estrutura, segurança alimentar, energia, educação, emprego, saúde, moradia, transporte, cultura, entretenimento, etc.

Assim ela resumiu a proposta das Cidades em Transição:

“Uma cidade consumindo muito menos energia e recursos que atualmente consome, se for propriamente planejada e desenhada, pode se tornar mais resiliente, abundante e praseirosa que o presente” – May East

Ao final, o prefeito Sebastião Almeida, que acompanhou toda a palestra, fez os agradecimentos à vinda de May East e passou às suas mãos a bandeira da Cidade de Guarulhos. Agradecemos à bela ideia e execução de participantes do treinamento para que esse simbólico e belo momento se concretizasse.

Assunto:Palestra Aberta Cidade em transiçãoLocal:Adamastor Centro Data:04.03.2012Foto:Márcio Lino/PMG
No centro, o Prefeito Sebastião Almeida, o secretário de Meio Ambiente Paulo Carvalho e May East. Em em volta, participantes e organizadores do Treinamento Oficial do Guarulhos em Transição.

Fotos com estrela4

O prefeito também confirmou o anúncio feito por Marli Araújo, diretora da Secretaria de meio Ambiente, de que o Parque Julio Fracalanza será oficialmente considerado “O Parque da Transição”! Ele receberá inclusive a sede do Guarulhos em Transição, em espaço cedido pela prefeitura, a ser inaugurado até o final de março. Que se saiba, essa é a primeira vez que uma cidade declara um dos seus principais parques como um símbolo da Transição.

Esse é um começo muito promissor para o movimento Guarulhos em Transição. Você quer participar dessa iniciativa? Entre em contato e faça parte!

Ah, logo mais vamos publicar a palestra da May East na íntegra em nosso Canal no Youtube: www.youtube.com/guarulhosemtransicao

Juntos. Em transição.

Movimento Guarulhos em Transição

Texto: Giovanni Gigliozzi Bianco

terça-feira, 13 de março de 2012

Sobre o Treinamento Oficial do Cidades em Transição e a vinda de May East ao Brasil

 

Nos últimos dias 02, 03 e 04 de Março, Guarulhos recebeu uma das maiores lideranças globais para a sustentabilidade, May East, realizando dois eventos marcantes que consolidaram o Movimento Guarulhos em Transição.

Neste post vamos falar sobre o treinamento oficial e, no seguinte, falaremos sobre a palestra.

 

Treinamento Oficial – Formando líderes para a Transição


1ª Turma do Treinamento Oficial do Cidades em Transição em Guarulhos
02 a 04 de Março de 2012
Treinadores
: May East, Marcelo Todescan, Isabela Menezes, Giovanni Gigliozzi Bianco | Organização e realização: Paulo Carvalho, Marli Araujo, Roberto Marcondes, Celi Pereira, Maria Aparecida Mendes, Michelle Silva, Luiz Fabio Nascimento, Carla Rabelo, Giovanni Gigliozzi Bianco | Participantes (ordem alf.): Aline Kelly de Almeida, Alinne Prado de Oliveira, Ana Cláudia Faccin de Carvalho, Anderson Ribeiro, Anderson Silva dos Santos, Andreia Valente Tarsitano, Antônia da Costa Silva, Antoninho Perondi, Antonio Carlos da Silva Bueno, Antonio Manoel dos Santos Oliveira, Artur Augusto Caveiro Neto, AWÁ - Gilberto Silva dos Santos, Ayrton silva Dias, Celma Bischachin, Cibele Santos Lima, Clarissa Turra, Cristiane Teresinha Marins, Dalton Figueiredo Junior, Daniele dos Santos Marques, Douglas Jose Correia Barbosa, Edyr Alexandre Beraldi, Elenice Alves de Souza, Elisabete Faustino Santos, Elmi El Hage Omar, Erica Couto de Moraes, Erico Rodrigues Pêgo, Fábio Hidalgo Valente Bordalo - Fabu, Flavia Cristina Malaquias, GIlmar Antonio dos Santos, Glauco Bellezzo, Joaquim Misael da Silva, José Carlos Guerra Júnior, Karen Letícia Pereira, Karine Caetano Silva, Katia Romero, Kelly Madalena Bernardes, Leonardo Cini Delgado, Luiza Cordeiro da Silva, Maiza Cristina, Menezes de Carvalho, Marcos Roberto Pereira, Margarete Cássia da Costa Alegretti, Maria Aparecida Mendes Francisco, Maria Consuelo Sá Sonnewend Matroni, Maria Nazare Antunes Botana, Mayra Dias Barbosa da SIlva, Monica Osorio Simons, Nair Marta Malaquias, Nelson Moreira da Silva Junior, Nilceia de Bruyn Sanches, Nivaldo Nei da Silva, Patricia Regina Alves, Paula Aparecida Gonçalves da Silva, Paulo Nascimento, Paulo Peixoto, Percival Diogenes Fernandesi, Priscila Verne Chiarantano Euzébio, Regina Celia Costa Cruz, Ricardo Thaler Beck, Rodrigo Baréa, Rogério de Souza Vieira, Rogério Menezes, Sandra Romero, Silvia Maria Mesquita Degani, Sonia Aparecida Silva, Suely Akemi Fugiwara Siro, Tatiana Molero Giordano, Tiago Muzilli, Valquiria Sampaio da Silva, Walter Rosa, William Cosomano Neves, William Cotrim Paneque

 

O Treinamento Oficial formou cerca de 70 líderes da transição, selecionados entre mais de 200 inscritos para o programa. Este líderes estão levando a experiência preciosa do treinamento para suas vidas, suas comunidades, seus locais de trabalho, suas empresas, etc. e ainda se unindo em Grupos de Trabalho, que darão continuidade ao movimento. Muitos estão ativando suas comunidades e trazendo mais pessoas para participar. Em outras palavras: estão fazendo a Transição acontecer!

Para saber mais sobre a proposta deste treinamento, como foi feita a seleção das pessoas, o que é o movimento Cidades em Transição e quem são os facilitadores, visite este post.

E você quer participar das próximas ações? Clique aqui para participar!

 

SEXTA-FEIRA – 02 DE MARÇO

O primeiro dia do treinamento, o grupo se encontrou à noite. May East conduziu uma série de atividades relacionadas ao entendendimento do movimento Transition Towns e de alguns desafios globais como as Mudanças Climáticas e o Pico do Petróleo.

A noite começou com a fala da diretora do Meio Ambiente, Marli de Araujo, que chamou os iniciadores e organizadores do evento. Logo em seguida, fizemos um agradecimento especial ao Secretário de Meio Ambiente, Sr. Paulo Carvalho, por ter apoiado e destinado recursos para o financiamento deste Treinamento.

Guarulhos em Transição
Marli Araujo abre o evento agradecendo os organizadores e ao secretário Paulo Carvalho. Em pé, da esquerda para a direita: Celi Pereira, Marli Araujo, Paulo Carvalho, Giovanni Gigliozzi Bianco, Roberto Marcondes e Carla Rabelo

Guarulhos em Transição
May East agradece aos organizadores e ao secretário, e o presenteia com um livro publicado pelo Gaia Education, programa de design em sustentabilidade, do qual ela é Diretora global.

 

A noite prosseguiu com apresentações e atividades em grupo que permitiram a primeira compreensão de alguns tópicos que aprofundaríamos ao longo do treinamento.

Guarulhos em Transição
Na transição todos podem ser professores. Participantes expõem conceitos trabalhados em grupo.

Guarulhos em Transição
Conversas em grupo, trocas, atividades práticas e reflexão. A transição é mais que teoria.

 

SÁBADO – 03 DE MARÇO

O sábado foi dedicado integralmente ao treinamento, sendo o dia com a maior parte das atividades. O grupo pode viver os Princípios da Transição através de diversas atividades práticas, e também experimentar e propor formas de Sensibilização e Engajamento, tão necessários ao processo de transição.

Fotos com estrela

Fotos com estrela1

Menores

 

DOMINGO – 04 DE MARÇO

Domingo foi o encerramento do Treinamento Oficial. May trouxe conteúdos sobre a “Transição Interna” – segundo a concepção de que o movimento não é apenas um engajamento externo, mas também uma questão de transformação interior. Também demos bastante atenção para a continuidade do processo de transição, focando nos Próximos Passos. Por exemplo, iniciamos um planejamento de Guarulhos em várias áreas até 2042!

Tivemos também o encerramento e agradecimentos aos queridos facilitadores, especialmente à May, por ter se disposto da vir da Escócia especialmente para Guarulhos.

Guarulhos em Transição

 

E O QUE VEM AGORA?

Agora é a nossa hora! É a hora de colocar em prática os princípios do Treinamento. É hora de incluir mais pessoas nesse movimento. Afinal, todos são necessários no processo de transição. Queremos muito que as pessoas comprometidas com a transição se juntem a nós para construirmos juntos esse sonho.

Nas próximas semanas e meses, promoveremos encontros para fortalecer esse grupo, organizar as ações e criar Grupos de Trabalho. Muitas iniciativas já estão emergindo, muitas pessoas já estão se mobilizando e não há mais dúvidas de que o movimento Guarulhos em Transição vai se consolidar.

Você é nosso(a) convidado(a). Essa proposta também te toca? Então venha fazer parte!

Juntos. Em transição.

Movimento Guarulhos em Transição

Texto: Giovanni Gigliozzi Bianco