sexta-feira, 16 de março de 2012

Palestra de May East no Adamastor Centro

Transição se espalha em evento com presença do prefeito Sebastião Almeida

Quando soube da expressiva quantidade de inscritos para o Treinamento Oficial do Cidades em Transição, de pronto May East ofereceu-se voluntariamente a fazer uma palestra aberta, que pudesse contemplar todos os interessados no tema da transição.

Tivemos a felicidade de realizar o evento do Adamastor Centro, no domingo, 04 de março, contando com a presença do prefeito Sebastião Almeira, do secretário de Meio Ambiente Paulo Carvalho, diversos participantes do treinamento e pessoas de todas as partes da cidade.

DSC01507 menor[14]
May East apresenta a proposta do Cidades em Transição para o público de Guarulhos

Na palestra, May abordou as evidências científicas de desafios ambientais que a humanidade está criando e tendo que lidar, como as Mudanças Climáticas e o Pico do Petróleo. Também mostrou como nossas ações cotidianas estão conectadas a esses fatos e como podemos ter uma vida de melhor impacto e mais feliz.

Segundo ela, o movimento Transition Towns - Cidades em Transição cria uma possibilidade de ação coletiva que independa de decisões de líderes em grandes acordos mundiais, o que tira as pessoas da apatia e permite a emergência de soluções. Também ressaltou que a sensibilização para as questões não devem se basear na culpa ou no catastrofismo, mas em propostas possíveis de mudança que estão ao alcance das pessoas para tornar suas comunidades mais resilientes, isto é, mais fortes e preparadas para lidar com as crises externas. Esse é o enfoque do movimento Cidades em Transição.

May apresentou várias dessas soluções que estão emergindo em todo o mundo, como arquitetura sustentável, produção e consumo bio-regional, ecologia industrial, mobilização e informação. Essas e outras soluções são resultado de ações em todos os setores – do Estado, da iniciativa privada e da mobilização comunitária – e podem melhorar a vida das comunidades em várias dimensões, como infra-estrutura, segurança alimentar, energia, educação, emprego, saúde, moradia, transporte, cultura, entretenimento, etc.

Assim ela resumiu a proposta das Cidades em Transição:

“Uma cidade consumindo muito menos energia e recursos que atualmente consome, se for propriamente planejada e desenhada, pode se tornar mais resiliente, abundante e praseirosa que o presente” – May East

Ao final, o prefeito Sebastião Almeida, que acompanhou toda a palestra, fez os agradecimentos à vinda de May East e passou às suas mãos a bandeira da Cidade de Guarulhos. Agradecemos à bela ideia e execução de participantes do treinamento para que esse simbólico e belo momento se concretizasse.

Assunto:Palestra Aberta Cidade em transiçãoLocal:Adamastor Centro Data:04.03.2012Foto:Márcio Lino/PMG
No centro, o Prefeito Sebastião Almeida, o secretário de Meio Ambiente Paulo Carvalho e May East. Em em volta, participantes e organizadores do Treinamento Oficial do Guarulhos em Transição.

Fotos com estrela4

O prefeito também confirmou o anúncio feito por Marli Araújo, diretora da Secretaria de meio Ambiente, de que o Parque Julio Fracalanza será oficialmente considerado “O Parque da Transição”! Ele receberá inclusive a sede do Guarulhos em Transição, em espaço cedido pela prefeitura, a ser inaugurado até o final de março. Que se saiba, essa é a primeira vez que uma cidade declara um dos seus principais parques como um símbolo da Transição.

Esse é um começo muito promissor para o movimento Guarulhos em Transição. Você quer participar dessa iniciativa? Entre em contato e faça parte!

Ah, logo mais vamos publicar a palestra da May East na íntegra em nosso Canal no Youtube: www.youtube.com/guarulhosemtransicao

Juntos. Em transição.

Movimento Guarulhos em Transição

Texto: Giovanni Gigliozzi Bianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário