quarta-feira, 21 de março de 2012

I Encontro do Guarulhos em Transição

 

No último dia 10/03/2012, sábado, das 14:30 às 17:30, ocorreu o I Encontro do Guarulhos em Transição, no Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali – Bosque Maia.

O evento, que recebeu mais de 35 líderes da transição, serviu a dois propósitos principais:

  • Permitir que esses articuladores se aproximem, estreitando seus laços e conhecendo seus respectivos projetos e áreas de atuação
  • Iniciar a criação de Grupos de Trabalho, que vão dar continuidade ao processo de transição, engajando-se em ações práticas em diversas áreas.

I Encontro do Guarulhos em Transição

 

COMO FOI O ENCONTRO?

História - Os trabalhos iniciaram com uma fala da Diretora da Secretaria de Meio Ambiente e Iniciadora do Guarulhos em Transição, Marli de Araujo, que fez uma recaptualação da história, com as várias atividades que nos levaram até o Treinamento Oficial e a este I Encontro. Marli também chamou os outros iniciadores do Guarulhos em Transição e organizadores do Treinamento Oficial.

Recapturando o treinamento – Após essas recordações, Giovanni Gigliozzi Bianco iniciou a atividade de recordar os pontos essenciais do treinamento. Nessa atividade, o facilitador inicia lembrando um ponto e diz “E aí…”, permitindo que outra pessoa complemente com outro ponto que lembre. Esta também diz “E aí..”, de forma a história vá sendo recordada coletivamente. Logo a seguir, Giovanni, expôs os objetivos do dia e propôs o início dos trabalhos com um minuto de silêncio para nos conectarmos ao propósito desse encontro e do Movimento Guarulhos em Transição.

Dança Circular – Para facilitar o processo de reconhecimento, iniciamos com uma dança circular, conduzida por Tatiana Giordano - Libéria, com a finalidade de promover a integração do grupo e ativar nossa energia.

DSC01649 menor
Dança Circular com a facilitadora Tatiana Giordano - Libéria (em verde)

 

CONHECENDO OS LÍDERES DA TRANSIÇÃO

Dinâmica do Reconhecimento – Roberto Marcondes, gestor da Secretaria de Meio Ambiente e também iniciador do movimento, facilitou em seguida uma dinâmica de apresentações. O objetivo era promover um ambiente aberto, em que as pessoas falassem de si, onde moram, com o que trabalham e como gostariam de contribuir para o movimento usando seus talentos.

Dinâmica de Reconhecimento

 

FORMANDO GRUPOS DE TRABALHO

A seguir, passamos a outra reflexão, sobre a criação de Grupos de Trabalho, considerando  os talentos e interesses de emergiram na dinâmica anterior. A dinâmica proposta por Marcondes foi bastante simples e eficaz: a pessoa que gostaria de propor a criação de um certo grupo de trabalho vai até o centro da sala, apresenta a proposta e, se outras pessoas acharem interessante e quiserem fazer parte deste grupo, se levantam e se juntam a ela. Tudo é registrado em papel ou numa foto.

Formamos nada menos do que 13 grupos de trabalho, incluindo os 3 grupos "essenciais" propostos pelo Movimento Transition Towns. São eles:

Essenciais (grupos que o transition aconselha que existam desde o início do movimento):

1 - Organização - organiza agenda, eventos e questões de planejamento
2 - Comunicação - mantem uma comunicação eficaz e transparente com as pessoas dentro e fora do movimento
3 - Coração e alma - cuida do acolhimento, integração e bem-estar das pessoas durante os encontros

Outros grupos (criados a partir dos interesses comuns das pessoas no I Encontro):

4 - Construção de baixo impacto
5 - Plantas/hortas/botânica/paisagismo/agricultura (nome a definir)
6 - Educação
7 - Dança
8 - Oratória/Sensibilização
9 - Artesanato
10 - Alimentação/Nutrição
11 - Pesquisa e novas tecnologias
12 - Resíduos
13 - Transição Interna

Foi lindo ver essas quase 40 pessoas se engajando e organizando grupos de ação. Isso nos dá certeza de que o Guarulhos em Transição vai gerar muitos frutos a partir da atuação desses verdadeiros líderes.

 

PRÓXIMOS PASSOS

  1. Nossa prioridade agora é consolidar os 3 grupos essenciais. Eles são o núcleo de ação do sistema.
  2. A seguir (e um pouco ao mesmo tempo), vamos organizar os outros grupos, criando formas de comunicação, escolhendo lideranças e eventualmente unindo ou criando novos grupos.
  3. Outro ponto importante é a criação de acordos, que vão desde horários para reuniões até como devemos tomar decisões para o movimento. Isso será desenvolvido especialmente após uma formação a ser oferecida pelo Roberto Marcondes, em que esse tema dos acordos é desenvolvido.

E, claro, durante esse processo, nada impede de outras ações pontuais serem tomadas, enquanto nos organizamos como movimento.

 

PARTICIPE!

Gostou da proposta do Guarulhos em Transição e quer fazer parte? Você será muito bem-vindo(a)!

>> Faça sua inscrição aqui!

Você poderá apenas receber nossos informes, ou participar de nossas reuniões como observador, ou se unir a algum grupo de trabalho, ou até propor a criação de um novo grupo de trabalho. Se nossa proposta de toca, vem com a gente!

Juntos. Em transição.

Movimento Guarulhos em Transição

Texto: Giovanni Gigliozzi Bianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário